sexta-feira, 30 de abril de 2010

18 semanas = 4 meses

Oie!!
Começando a sessão "semanas". Tá...estou atrasada, já que eu faço semanas provavelmente aos domingos. Mas agora irei atualizando sempre. =D
Vamos começar??
Essa semana entrei na 18ª...portanto já estou com 4 meses!! Iupiiii!!
Cada coisa legal que li sobre essa semana. Vou começar a me cuidar direitinho! =D




18ª Semana de gravidez

Agora que você está no segundo trimestre e que você está se sentindo fabulosa, aproveite para ver seus amigos (eles sentiram sua falta depois que você mudou a hora de dormir para as 19h), planeje jantares românticos com seu marido, não desperdice este tempo! Mantenha-se ativa! Sky aquático pode parecer um pouco demais, mas nadar, e fazer em longas caminhadas são ótimas para você e seu bambino.

Seu corpo
Mais ou menos depois de 18 semanas, você pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros movimentos do bebê, ele está fazendo ondas... Nas próximas semanas, esses sentimentos se tornarão mais evidentes. E em breve será será mais evidente e você poderá sentir e quase ver os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga.
Dores de gás são um modo de vida agora, portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Se você não começar a sentir a agitação do seu bebê ainda, não se preocupe. Este acontecimento acontece em períodos diferentes para pessoas diferentes. Se você notar uma clara falta de movimentação fetal após sentir o seu bebê pela primeira vez, provavelmente não é nada demais, mas não custa entrar em contato com seu médico.
Se você estiver sentindo fome durante estes dias, renda-se (com moderação). É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e de seu bebê. Por isso, mantenha a dieta de Atkins longe por no mínimo 22 semanas.
Converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, você relaxa e descansa. Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados.
O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, uns 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganhado até agora por volta de 4,5 à 5,8kg mas, claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está ganhando muito peso, converse com o seu médico e peça uma sugestão para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar com um nutricionista.
Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa contate seu médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.

Seu bebê
As orelhas do seu bebê estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas, agora seu bebê pode te ouvir. Já está na hora de você começar a abandonar algumas palavras do seu vocabulário, caso você tenha uma "boca suja"!
Outros destaques desta semana:
Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebê. E isso é uma coisa boa.
Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestimento os nervos do seu bebê.
A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 12,5 e 14cm. O peso do feto é agora de 160g aproximadamente.


Sua vida

Colocar seu bebê para dormir se tornará uma das suas missões na vida (os outros serão alimentação e depois ter certeza que o alimento está saindo do outro lado). Uma boa maneira de começar esta tarefa é ter certeza que você pode mudar rapidamente o quarto do bebê de iluminado e arejado para escuriho, pronto para a soneca.
Não gaste dinheiro com tratamentos de janela. Salve alguns tostões e faça a suas próprias cortinas, utilize os famosos blackouts . E você nem sequer terá que costurar para fazê-lo. Em uma loja de departamentos da sua cidade você encontrará os varões e o blackout pronto para ser colocado no varão. Você só precisará de uma ajudinha do seu marido para fazer a furação na parede!
O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada. Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua movimentação, a fala e gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.
Tapetes de borracha antialérgicos, cortinas removíveis e laváveis, móveis sem quinas e piso revestido de vinil ou laminado plástico para evitar poeira completam o conjunto e oferecem segurança.


Faz bem comer...

Leite, queijo, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda, tofu processado com sais de cálcio, pois são ricos em cálcio.


É bom saber...

As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Futuro papai

Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai se sentir um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e se livrar de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você vai se sentir mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes vai ficar frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, só escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. Esse é o melhor presente que você pode dar.


Um ótimo feriado amanhã (pra que serve um feriado sábado, hein?!?!?!?!) e um ótimo fds!! =D

Bjão,

Carol e bb

10 comentários:

aninha disse...

Oiii Carol!
nossa ja esta na 18° semana!
Que legal!
Que Deus abençoe vcs viu?!
Parabéns!!!!!

bjOOO

Thania disse...

Ai o Be ta crescendo ne???? Lindo da tia! =)

Bjos e bom fds!

Tati disse...

Nossa menina como passou rapido .. parece q foi ontem q vc contou q tava gravida =)

Um beijo e bom final de semana viu ?!

Bjus

Unknown disse...

Graças ao bebê vc voltou para nós rsrs

Daqui uns dias vc vai estar com 9 mêses pq o tempo tá passando muito rápido.

Aproveite e curta muito a sua barriga.

Bom fds.

Bjusssssssss

Ju Louseiro disse...

4 meseees?! Logo logo o Be chegaaa!

hihiii

bjks

Taly Watanabe disse...

Oiiie Carol vc falou do meu, mas o seu esta maravilhooooso..ainda bem que entrou no meu pois me deu a chance de conhecer o seu tb...ja estou te seguindo ...uau seu filho mais velho é de 29/12?? na virada do ano chegou ir pra casa ou naum?? o meu GO ontem disse que a data maxima é para 01/01..vamos ver né/rs
bjinhus

M e I disse...

tah voando o tempo hein!^^

=*******

May =) disse...

que coisa mais gostosaa *-*

quero logo ver esse rostinho.. mas enquato cresce bem lindãoo tá?!
bjss da tia May.

♥ Taís Estrela ♥ disse...

CaroLindaaaa....
Que susto!!! Vc sumiu...
Que bom, quer dizer... ÓTIMOOOO que vcs estão bem!!!! E a foto da barriguinha??? Precisa colocar, hein??!! Rs...
Fique com Deus!
Bjinhos ESTRELADOS!!!

veri disse...

nossa como passa rapido
4 meses desse tudo de bom
ai q vontade de ser mae tb
boa semana
bjum