segunda-feira, 30 de agosto de 2010

35 semanas


Sua Gravidez: 35ª Semana de gravidez

Agora que o grande dia está apontando na curva, talvez você possa estar ficando nervosa só de pensar como a dor você-sabe-onde vai ser. Mas, em vez de se concentrar nos "ais" das dores, mantenha o foco no "ooooh!" de quando ver o seu bebê pela primeira vez. :-)

Seu corpo
Como diria Patrick Swayze em "Dança Comigo": " Ninguém Coloca Baby de Lado!" Duplamente verdade quando se trata do seu pequeno inquilino. Seu bebê tem praticamente tomou conta de todo o seu torso até agora. Ao longo dos últimos meses, ele tem esmagado e apertado todos os seus órgãos para ter espaço para se desenvolver. Qualquer dia, ele vai fazer o último movimento e colocar o seu coração para cima e para a esquerda para ganhar mais espaço para si próprio. (Observe, ele já tem o seu coração em suas mãos :-)
Antes de todas as coisas desta gravidez, seu útero era uma pequena bola do tamanho do seu punho e estava escondido cuidadosamente atrás da sua pélvis. Hoje seu útero tem o tamanho de uma melancia pequena e vai até as costelas.
Neste ponto da sua gravidez todo o sangue foi para a barriga ... literalmente. Cerca de 1/6 do volume de sangue total do seu corpo está circulando em torno dos vasos em seu útero. Então é por isso que você se sente tão tonta o tempo todo!
A partir desta semana você vai visitar o seu obstetra semanalmente. Em cada visita você provavelmente irá perguntar quando ele acha que seu bebê chegará. Infelizmente, seu palpite dele é tão bom quanto o seu. Mesmo se você estiver dilatada, não se pode dizer exatamente quando o bebê fará a sua aparência (a menos que tenha uma Cesária programada, é claro.)


Seu bebê
Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia.
Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar.
O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior.
Talvez você tenha falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido.
Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi.


O que você está pensando...
"Será que posso levar meu roupão com as pantufas combinando à maternidade?"



Faz bem comer...
Cálcio e mais cálcio. Dentro ou fora da gravidez, auxilia na coagulação sangüínea. Junto com o fósforo, ajuda a formar ossos e dentes, atenua a fadiga muscular, defende contra infecções e contribui para manter o equilíbrio de ferro no organismo. Sua deficiência na gestação acarreta cáries, cãibras e inchaços. Está no leite e derivados, nos peixes, trigo, avelãs, amêndoas, feijão branco, soja e ovo.


Futuro papai
Acima de tudo, seja realista na hora de avaliar sua situação financeira. Ao mesmo tempo que este não é o momento mais adequado para satisfazer desejos antigos e comprar, por exemplo, aquele carro esportivo dos seus sonhos, seu bebê precisa muito mais de amor e de atenção do que de sua carteira. O equipamento básico necessário para satisfazer o bebê custa muito pouco. Seu filho não vai notar se o carrinho não for novo em folha ou de última geração, mas sentirá muita falta de seu amor e da sua presença. Essas questões delicadas sobre carreira e cuidados com a criança não precisam ser decididas durante os meses de gestação. Reserve tempo para se adaptar às mudanças que o aguardam e tudo aquilo que parece ser um obstáculo imenso assumirá proporções bem mais suaves.


Meu relato:
5 semanas? É isso mesmo que falta? Talvez até um pouquinho menos. E é nessa incerteza que eu estou! Nervos à flor da pele. A partir da semana que vem, qualquer hora é hora! Isso assusta um pouco, sabiam?!
Mais o que me deixa mais nervosa é ainda a mudança. Meu coração dispara em pensar que pode não estar tudo pronto no momento que eu falar: "Gente...a bolsa estourou!" ou qualquer que seja a fala. Eu lembro que qnd o JP deu sinal de nascer (e não foi com dor nem bolsa) eu disse bem calma no meio da madrugada: "Mãe, pai... acho que o neto de vcs quer nascer." Qual será a frase dessa vez?
Bom...estou sentimental, chorona, ansiosa pra ver a nova casa pronta. Só assim ficarei tranquila! Mas o pior de tudo é "depender" das pessoas. Que droga não poder levantar um pesinho ou abaixar pra pegar isso ou aquilo. Ainda bem que estou cheia de recrutas para a mudança! =D
Cansada, com falta de ar, cansaço nas pernas e uma fome e sede que não acabam mais. É assim que eu começo a 35ª semana. Contando nos dedos o dia de entrar de licença (só dia 10/09). Cuidando do meu reizinho que está dodói (gargantinha inflamada...culpa do tempo louco). Toda a atenção dedicada ao JP. Mas ele está melhor. Tomando os remédios. Mas a gente não dorme, né?!
Bom...uma semana se inicia com exames de sangue! =/ Mas é pra ter certeza que está tudo certinho msm!

Então é isso!
Beijos,
Carol

Ps: Meu álbum e filmagem do casamento ficaram prontos!!! Até q enfim!

7 comentários:

Deise disse...

Oi Carol, como é bom te ver sempre aqui.
Poxa q legal a qualquer momento o Isabella pode estar nos seus braços.
Vai dar tudo certo tenho certeza.
Boa semana.
Bjusss

Mayara, José Luiz e Guilherme disse...

Esse momento está sendo mágico, até eu estou ansiosa prar ver essa chegada. Saiba que essa menina já é uma benção de DEUS e vai trazer muita alegria pra todos...

..Mônica.. disse...

ai Carol!
falta pouco!
mas tenoh certeza qe ela irá esperar pra nascer depois qe estiver tudo ajeitadinho pra vces!
=)
Beijos.

Jéssica Roberta disse...

é amiga tb não vejo a hr de poder segurar meu patinho lilás, e sair toda orgulhosa com ela da maternidade, este tempo judia das crianças né,

bjs

Natália disse...

uia, estamos na msm semaninha que bacana! td de bom pra vcs =) bjs

Anônimo disse...

Oie!
Mil anos que não passo por aqui...
Tá tão bonito...

Tô visitando antigos lares!

Gente, o tempo passou muito rápido!!! A Isabella já tá chegando! O.O
A gente se conheceu ontem, falando dos planos e preparativos do casório...

Muitas felicidades pra vcs e que essa pequena seja a cerejinha no bolo de felicidade que vcs estão construindo juntos! =)

Beijos, Carol!!!

Pqna Angel disse...

Oi flor
td bem?
faz tempo q nao falo com vc, mas sempre to vendo as fts no orkut....
bom espero q seu bb esteja bem...

fique com Deus
beijos
Lucia (Pqna Angel)